Fepauto – Federação Paraense de Automobilismo

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TIRANDO AS DÚVIDAS DOS INTERESSADOS E PARTICIPANTES

Muitos pessoas interessadas em participar do XVII RALLYE DO SOL ainda têm algumas dúvidas, seja com relação a prova propriamente dita, seja relacionadas a interpretação do regulamento. Há ainda aqueles que estão a fim de fazer a sua inscrição, mas estas dúvidas estão de certa forma tirando-lhes a coragem. Por isso hoje a Comissão Organizadora do RALLYE, resolveu traduzir quase todos os dados em uma linguagem menos técnica, sobre a prova, tendo por base as dúvidas apresentadas pelos participantes através dos nossos telefones de contato e até pessoalmente, com o objetivo principal de incentivar os interessados não inscritos a participarem. Para facilitar o entendimento tiraremos estas dúvidas exatamente da forma como elas nos são formuladas, isto é, os participantes formulam perguntas a respeito do RALLYE e nós respondemos. A seguir as perguntas e respostas:

Pergunta – Qual o grau de dificuldade que o RALLYE DO SOL vai apresentar aos participantes?

Resposta – O RALLYE DO SOL, por ser o mais promocional, apresenta um grau de dificuldade considerado tecnicamente médio para pequeno, isso porque a principal finalidade da prova é divulgar a prática do AUTOMOBILISMO e do MOTOCICLISMO no Pará, como forma de entretenimento aos amantes desses esportes e o chamamento àqueles que desejam se iniciar na sua prática. Tanto é que qualquer tipo de veículo poderá participar, o percurso será feitos sobre estradas vicinais, com rápido acesso ao asfalto se necessário, não se apresentarão grandes dificuldade no deslocamento dos carros e motos, haja vista que são estradas de terra bem batida. É uma prova em que não importa a velocidade, por isso é chamado de RALLYE de Regularidade. Tecnicamente o objetivo é fazer com que os participantes aprendam a navegar. A navegação é apenas um dos fundamentos básicos do RALLYE.

Pergunta – Para que serve a licença nacional de piloto expedida pela CBA e CBM?

Resposta – A licença nacional de piloto dará direito a que os pilotos e navegadores do RALLYE DO SOL, participem em qualquer prova do gênero no Brasil. A licença nacional é uma exigência legal do Código Nacional de Trânsito, além de obrigatória para provas deste gênero, organizado pelas Federações estaduais e supervisionado pelas Confederações Nacionais.

Pergunta – Qual a ordem de largada?

Resposta – A ordem de largada será definida por sorteio, em uma reunião da Comissão Organizadora com os pilotos, a ser realizada na véspera do evento, no mesmo local da largada. Esta reunião servirá também para dirimir todas as dúvidas porventura ainda existentes naquela ocasião.

Pergunta – O que são trechos Neutralizados, trechos de Deslocamento e trechos de Regularidade?

Resposta – São os trechos que compreendem uma prova de RALLYE, para sermos mais claros vamos defini-los um a um:

Trechos Neutralizados – São pontos onde existe uma parada. Geralmente uma cidade ou vila, onde os participantes podem descansar. É chamado neutralizado pelo fato de que, durante certo tempo, os participantes não precisam de pontos. O RALLYE DO SOL terá diversos pontos neutralizados.

Trechos de Deslocamento – É um percurso onde é dado aos participantes um determinado tempo total para vencê-lo. Neste caso os participantes não precisam se preocupar em manter uma média horária. Normalmente, utiliza-se o trecho de deslocamento, quando se faz necessário atravessar uma cidade ou rodovia.

Trecho de Regularidade – É o trecho em que os participantes devem vencer dentro de uma determinada média horária. No asfalto esta média pode chegar a 72 Km/h. Perde menos pontos quem se mantiver o mais próximo possível da média da planilha.

Pergunta – O que são os chamados PC’s e qual a sua finalidade?

Resposta – Os PC’s – Postos de Controle, como o próprio nome já diz, e são locais que servirão como Ponto de Controle da prova e que ficam distribuídos ao longo do percurso a ser percorrido pelos participantes do RALLYE, sempre em locais estratégicos, sem que os pilotos tenham conhecimento prévio de onde os mesmos estarão. Somente o diretor da prova, minutos antes do início da mesma, é que determinará onde cada PC deverá ficar posicionado com seu material de trabalho, e dando ao mesmo o horário que deverá iniciar e encerrar seus trabalhos. O local em que o PC estará localizado será facilmente identificado, pois haverá uma bandeira amarela (atenção), e todo um material promocional, bem como uma pessoa com prancheta na mão (anotador do PC), e o piloto deverá aguardar o sinal de OK, indicando que pode seguir sua rota. Caso haja mais de 01 veículo os mesmos deverão fazer fila pela ordem de chegada ao PC.

O PC tem a finalidade de fazer a anotação dos segundos, minutos e hora da passagem dos participantes, sendo que aqueles que passarem próximos mas entretanto fora do percurso determinado na planilha, não serão anotados pelo PC. Os PC’s. funcionarão 16 min. antes e 31 min. depois da hora ideal de passagem do primeiro e do último piloto respectivamente, ou seja, pode acontecer de um piloto que esteja adiantado ou atrasado passar em todos os locais que estão previstos na planilha e não encontrar nenhuma pessoa encarregada do PC, pois estes ainda não o abriram ou já o fecharam.

Pergunta – Qual a hora ideal do RALLYE?

Resposta – Os participantes deverão acertar os seus relógios desde os segundos até à hora certa, pelo da direção da prova, tal acerto de relógio poderá ser feito na reunião da sexta-feira dia 26 de julho em local a definir para a realização do sorteio de largada. Outra recomendação aos participantes é de que usem relógios que possuam mostrador digital, contendo horas minutos e segundos.

Pergunta – O que é a aferição e como é feita?

Resposta – A aferição nada mais é do que o ajuste do equipamento dos participantes com o equipamento utilizado pela Comissão Organizadora do RALLYE. Os equipamentos cujo perfeito funcionamento e aferição são considerados fundamentais para o sucesso dos participantes, são:

1) O ODÔMETRO – a maioria dos carros nacionais são equipados com dois odômetros, um que serve para marcar a quilometragem do veículo permanentemente, o outro para marcar a quilometragem do veículo parcialmente. O segundo por poder ser zerado a qualquer momento é de fundamental importância para uma boa navegação no RALLYE, os carros que não forem equipados com este odômetro poderão participar munidos de uma máquina calculadora e assim ir fazendo a subtração da quilometragem percorrida no odômetro permanente a cada ponto da planilha.

Há carros nacionais (pouquíssimos) que não são equipados com odômetro que marcam os metros (fração de quilômetro), neste caso recomendamos que os competidores adquirissem um odômetro com esta característica. Se não puderem fazer este investimento deverão aferir o odômetro levando em consideração o quilômetro cheio do seu odômetro. Esta aferição é feita da seguinte maneira: 1º) Ao ser dada a largada os competidores devem zerar o seu odômetro (odômetro parcial) ou considerar zerado (odômetro permanente); 2º) No primeiro ponto de referência da planilha, devem comparar a quilometragem e fração da planilha com a do seu odômetro, a diferença, para mais ou para menos, deve ser guardada e somada ou diminuída, conforme o caso, do número do odômetro.

2) OS PNEUS E O ARO – há ainda a aferição do veículo dos participantes com o veículo utilizado pela Comissão Organizadora no levantamento do percurso do RALLYE, levando em consideração os pneus (marca, modelo, estado, calibragem) e as rodas (tamanho do aro). Quanto maior for a proximidade desses equipamentos do veículo dos participantes com o veículo utilizado no levantamento do RALLYE, maior será a igualdade dos números do odômetro dos participantes com os indicados na planilha de navegação, donde podemos concluir que mais fácil e exata será a navegação. Para que haja esta aferição a Comissão Organizadora fará menção na abertura da planilha dos equipamentos que utilizou no levantamento do RALLYE, e a aferição é feita da mesma forma que no odômetro, descrita acima.

Pergunta – Como devem se comportar os participantes para que não percam pontos ou sejam desclassificados?

Resposta – Os participantes do RALLYE DO SOL devem prestar bem atenção no modo de se comportarem durante todo o percurso da prova, qualquer não observância nas regras de comportamento poderá acarretar a perda de preciosos pontos e até a desclassificação completa dos participantes.

Durante a prova os participantes não devem desrespeitar as leis do trânsito, estarão ao longo de todo o percurso sendo observados pela Comissão Organizadora do evento, que poderá contar inclusive com apoio aéreo ao sinal de qualquer imprudência serão penalizados de acordo com a tabela de penalização, do regulamento.

A partir do momento em que os participantes tiverem contato visual com o PC (Posto de Controle), não poderão parar em hipótese alguma, nem por queda (em caso de moto) o defeito mecânico, também serão penalizados segundo a tabela de penalizações. Em hipótese nenhuma os participantes não deverão falar com o PC, com relação ao seu tempo de passagem ou de outros participantes, se limitarão no máximo a informar o seu número e ainda assim se este estiver encoberto de lama ou outro sujo de qualquer natureza que impeça a visão do PC. Discutir com o PC acarretará a desclassificação sumária dos participantes.

Alem do exposto todo e qualquer piloto de moto e carro, deverá permanecer durante toda a prova usando seus equipamentos de segurança, a saber: Capacete e traje adequado para moto e cinto de segurança devidamente atado para carro, valendo ressaltar que mesmo nos trechos de deslocamento e neutralizados será obrigatório o uso de equipamento de segurança e cumprimento das Leis de Trânsito, caso o mesmo vá se movimentar com o seu veículo.

OS SÍMBOLOS PADRONIZADOS: Dando continuidade às nossas dicas e macetes sobre RALLYE, apresentaremos os símbolos padronizados utilizados na competição, estes símbolos deverão constar da planilha de navegação e serem interpretados pelos pilotos e navegadores após a leitura desta. É importante que os concorrentes se familiarizem bem com estes símbolos, uma vez que qualquer interpretação errada, em qualquer ponto da planilha, acarretará erro na tomada de decisão dos concorrentes em relação ao caminho correto a percorrer, causando, consequentemente, perda de tempo e navegação equivocada, que poderão custar à perda total do RALLYE.

Os símbolos poderão estar à frente, do lado esquerdo ou do lado direito dos concorrentes, e exatamente assim deverão estar dispostos na planilha.

Abaixo teceremos um breve comentário sobre aqueles símbolos que entendemos ser de maior importância a sua correta interpretação, mesmo porque, como facilmente pode-se observar no desenho a grande maioria dos símbolos padronizados são auto explicativos, dispensando, portanto, qualquer explicação sobre o seu significado.

A mais importante observação, em nosso entendimento, é com relação a direção a seguir. Os concorrentes devem ter em mente que a bolinha preta representa sempre “… de onde o concorrente vem…” e a seta “… indica para onde deve seguir…”.

A linha tortuosa adjacente a uma linha contínua significa que os concorrentes saem de uma trilha (estrada de terra) para uma estrada pavimentada, o contrário a interpretação é inversa.

Mata burro é o que nós conhecemos como sonorizador ou lombadinhas. É importante ressaltar que o perigo indicado quando estão no sentido longitudinal só valem para motos.

PARA FINALIZAR, INFORMAMOS QUE ESTES SÍMBOLOS SÃO OS MESMOS UTILIZADOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLYE E ENDURO.

AS INSCRIÇÕES VÃO ATÉ O DIA 25 DE JULHO E SERÁ FEITA SOMENTE PELO SITE.

A PROVA CONTA COM O APOIO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL E CORPO DE BOMBEIROS INCLUSIVE COM O GRUPAMENTO AÉREO.